fbpx

Pós-operatório de silicone: veja 4 cuidados que você deve tomar!

por Dr. Fernando Rodrigues |  11 de julho de 2019
Pós-operatório de silicone: veja 4 cuidados que você deve tomar!

A cirurgia de aumento de mama se tornou um procedimento bem comum. Muitas mulheres decidem fazê-la para deixar os seios mais firmes, volumosos e para melhorar o contorno corporal, fazendo com que fique mais proporcional. Embora seja um procedimento sem grandes riscos, é preciso dar atenção ao pós-operatório de silicone.

Como toda cirurgia, a falta de cuidado pode trazer complicações durante a fase de recuperação. Você deve tomar certas precauções para evitar infecções, deslocamento da prótese ou cicatrização inadequada.

Quer sabe o que fazer para ter um pós-operatório tranquilo? Confira as dicas que trouxemos neste post. Boa leitura!

Como é feito o implante das próteses de silicone?

A cirurgia é feita com anestesia local. Para introduzir o silicone, o cirurgião plástico faz uma incisão no sulco mamário, nas aréolas ou nas axilas, posicionando a prótese atrás do músculo peitoral ou entre ele e as glândulas mamárias. A escolha depende do biotipo da mulher. Depois, o médico fecha as incisões com suturas e prepara a paciente para o pós-operatório, que é um período extremamente importante para garantir o melhor resultado possível da cirurgia.

Quais cuidados tomar no pós-operatório de silicone?

Para esclarecer suas dúvidas, listamos os quatro principais cuidados que você tem que ter depois de colocar sua prótese de silicone. Acompanhe!

1. Respeite o tempo de recuperação

O período de recuperação no hospital costuma ser curto — entre 24 a 48 horas, no máximo. A maioria das pacientes é liberada no mesmo dia. Depois começa a fase de repouso, que dura cerca de um mês.

Durante esse tempo, evite:

Powered by Rock Convert
  • carregar peso;
  • dirigir;
  • erguer os braços acima do nível da cabeça;
  • fazer exercícios físicos;
  • fumar;
  • dormir de barriga para baixo etc.

O médico deve explicar todos os cuidados a serem tomados. Fique atenta, pois eles são importantes para que a prótese cicatrize e fique no local correto.

2. Use o sutiã cirúrgico pelo tempo correto

O sutiã cirúrgico é feito de uma malha compressiva e serve para manter a prótese posicionada corretamente. Além disso, ele sustenta e protege os seios. O período indicado para o uso varia entre os médicos, mas é certo que ele deve ser usado constantemente pelo menos durante o primeiro mês.

Depois desse tempo, o médico pode liberar a utilização do sutiã cirúrgico apenas enquanto a paciente estiver em casa ou quando for dormir, por exemplo. No entanto, é fundamental seguir corretamente as recomendações recebidas.

3. Evite a exposição direta ao sol

Você não poderá se expor ao sol de biquíni ou maiô por no mínimo um mês, sendo que esse tempo pode ser prolongado para 60 dias. Isso porque os raios solares são capazes de escurecer as cicatrizes e deixar equimoses — manchas arroxeadas pós-cirúrgicas — permanentemente na pele. Já a exposição direta (sem roupas) deve ser evitada durante o primeiro ano após a intervenção.

Passado o tempo recomendado pelo cirurgião, a exposição ao sol fica liberada, desde que você abuse do protetor solar e proteja a cicatriz com fita cirúrgica ou Micropore.

4. Cuide bem da sua saúde

No pós-operatório, tome corretamente os remédios prescritos e cuide da alimentação, garantindo os nutrientes necessários para a melhor cicatrização possível. Também é importante comparecer às consultas de retorno e seguir todas as orientações médicas.

E então, entendeu quais são os principais cuidados no pós-operatório de silicone? Como explicamos, essa é uma cirurgia relativamente simples e de recuperação tranquila. Mas é fundamental que você tenha confiança e uma boa relação com o médico, para se sentir segura durante todo o processo.

Gostou desse artigo? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem!