Por: Dr. Fernando Rodrigues
A partir dos 30 anos de idade, podem aparecer as rugas na boca, devido ao declínio da produção de colágeno, a proteína mais presente no corpo humano.
Nas camadas da pele, a sua função é manter as células firmes, elásticas e unidas, o que é fundamental para que não ocorra a deformação do tecido.
Conforme a sua produção é reduzida, é possível ver rugas, linhas de expressão e flacidez no rosto.
Diante disso, é fundamental adotar hábitos e tratamentos que estimulem a produção de colágeno, além de evitar fatores que estimulam as consequências da sua baixa produção.
Entre elas, as rugas na boca representam uma condição que incomoda muitos pacientes e prejudica a autoestima, já que estão em uma região tão priorizada esteticamente.
Sabendo desse problema, separamos informações sobre as suas principais causas e como prevenir o seu aparecimento. Confira!
O que causa rugas na boca?
Entre as principais causas das rugas nessa região, está o envelhecimento, processo natural que ocorre após os 25 ou 30 anos e é potencializado por fatores como má alimentação, ausência de exercícios físicos e noites de sono mal dormidas.
Outro fator é a exposição à luz solar de forma exagerada, sem o uso de filtro ou outros protetores de pele.
Também vale lembrar que as substâncias tóxicas do cigarro são prejudiciais para a saúde da pele, o que pode causar rugas na boca.
Por fim, uma rotina marcada pelo estrasse, sensação caracterizada por ansiedade, angústia, preocupação ou irritação, prejudica vários processos importantes do organismo e estimular a formação de rugas no rosto.
Como evitar o aparecimento de rugas na boca?
Usar protetor solar
Os raios UVA penetram profundamente nas camadas da pele, promovendo a degradação de fibras colágenas e elásticas. Esse fenômeno é mais danoso em pessoas de pele clara, já que elas tem uma menor produção de melanina, proteína natural que ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares.
Portanto, para evitar o aparecimento de rugas na boca, é fundamental proteger a pele com protetor solar com FPS indicado pelo seu dermatologista.
Deixar de fumar
O cigarro é um produto cheio de substâncias tóxicas para todos os tecidos. Isso acontece porque a sua fumaça é cheia de radicais livres, compostos que têm capacidade de degradar os nutrientes da pele e torná-la sensível e envelhecida.
Vale ressaltar que as pessoas fumantes usam os músculos ao redor da boca com frequência maior, o que aumenta o desgaste do tecido e estimula a formação de rugas precocemente.
Evitar o estresse
O estresse prejudica o sono, e uma noite de descanso é essencial para a recuperação dos tecidos e o suporte de nutrientes para a pele.
Uma rotina agitada e marcadas por várias preocupações estimula frequentes formações do rosto humano, como franzir a testa, que geram aos poucos rugas na pele.
O estresse também propicia o aumento de radiciais livres no organismo, o que deixa a pele mais sensível e desidratada.
Realizar intervenções estéticas
Existem procedimentos estéticos para evitar o aparecimento de rugas, como a aplicação de botox, que paralisa a movimentação dos músculos.
Usar cremes hidratantes, com compostos antioxidantes (que combatem os radicais livres), também é uma boa forma de prevenção.
Outra opção interessante é o preenchimento com ácido hialurônico, visto que esse produto repõe o volume em regiões flácidas da pele, amenizando o aspecto das rugas.
De todo modo, recomenda-se que os cuidados mais intensivos para combater e evitar as rugas sejam feitos a partir dos 30 anos.
No entanto, quem apresenta sinais antes dessa idade deve procurar um dermatologista o quanto antes para obter o melhor tratamento.
As rugas na boca é uma condição que pode aparecer com a idade, por causa da movimentação dos músculos ao longo dos anos.
No entanto, com a mudança de hábitos e alguns cuidados diários, é possível torná-las mais leves e retardar seu aparecimento.
Você tem se cuidado para evitar o aparecimento de rugas ao redor da boca? Então, deixe o seu comentário!