fbpx

Cirurgia Plástica do Contorno Corporal

por Dr. Fernando Rodrigues |  25 de março de 2019
Cirurgia Plástica do Contorno Corporal

A busca por novas maneiras de conquistar uma melhor auto imagem é uma batalha constante para a grande maioria das pessoas do mundo, visto que vivemos em uma sociedade que valoriza bastante a questão estética. Diante dessa realidade, conhecer a cirurgia de contorno corporal pode ser de grande relevância para você.

Trata-se de uma técnica que deve ser realizada apenas por um médico especializado, mas que pode trazer muito mais harmonia e excelentes resultados, sobretudo para pacientes que foram obesos e perderam uma boa quantidade de tecido adiposo. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre esse assunto.

Como é o problema de obesidade nos dias de hoje?

A obesidade é um problema que muitas pessoas enfrentam hoje em dia, mas depois da perda de peso outros problemas precisam ser tratados. Após grande redução ponderal e perda de tecido adiposo, a pele fica sem elasticidade e sustentação. As áreas que são comumente afetadas são: abdômen, mamas, braços, coxas e nádegas.

Exercícios físicos e dieta equilibrada são imprescindíveis para quem deseja ter resultados melhores e mais consistentes, mas nem sempre conseguem resolver a flacidez e os contornos irregulares. Envelhecimento, sol, gravidez e fatores genéticos podem agravar a elasticidade precária dos tecidos.

Para conseguir um corpo mais jovem e delineado, portanto, o body lifting pode ser a opção mais indicada, uma vez que pode aprimorar e lapidar o tônus dos tecidos, a elasticidade e a forma do corpo. Dessa forma o paciente alcançará uma melhora na autoestima e aumento do bem-estar.

Como é a cirurgia de contorno corporal?

A cirurgia de contorno corporal, que também é chamada pelo seu nome em inglês de “body lifting “, é um procedimento que tem como intuito principal o de ajudar indivíduos que não estejam satisfeitos com a sua auto imagem, mesmo depois de perder um grande volume de peso. Ela proporciona a harmonia corporal que a pessoa deseja.

A cirurgia de contorno corporal pode ser dividida em quatro tipos: lifting de parte inferior do tronco, lifting das mamas, lifting dos braços e lifting das coxas. O paciente pode ser liberado no mesmo dia ou no dia seguinte, necessitando repouso relativo e afastamento do trabalho por 14 dias e o uso de malha compressiva é recomendado por 30 a 60 dias.

É importante seguir algumas recomendações, como limitar os raios solares, que devem ser evitados por 6 meses no local das cicatrizes. A cirurgia apresenta resultado quase imediato, mas o resultado final só chega de 1 a 2 anos. As cicatrizes tendem a se tornar finas e claras com o tempo, e geralmente ficam em lugares escondidos por roupas.

Powered by Rock Convert

Para a manutenção do resultado é necessário manter uma alimentação saudável e apostar na prática de atividades físicas, além disso, deve-se evitar oscilações de peso, o ganho abrupto pode provocar estrias e aumento das cicatrizes enquanto a perda poderá causar o aparecimento de flacidez.

Para quem a cirurgia do contorno corporal é indicada?

A cirurgia do contorno corporal é indicada para pacientes que estejam com o peso estável há, pelo menos, um ano. Em caso de cirurgia bariátrica, pode ser que esse período deva ser um pouco maior, chegando a até 18 meses e demandando a liberação do cirurgião responsável e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

No entanto, pessoas que perderam peso naturalmente e não estão satisfeitas com a sua silhueta também podem se submeter a esse procedimento, que trará mais harmonia para o corpo. Mulheres que viraram mamães têm que esperar pelo menos 6 meses após parar de amamentar, além da estabilização do peso.

É fundamental encontrar uma clínica e um médico experiente e de confiança para realizar o procedimento com todo suporte e todo o cuidado necessário. Na primeira consulta, serão explicados os detalhes e haverá uma explicação bem realista quanto aos resultados possíveis desse tipo de cirurgia plástica.

Também serão solicitados uma série de exames pré-operatórios, que servem para atestar que a pessoa tem as condições físicas ideais para se submeter à operação. É preciso suspender o consumo de álcool e de cigarros, se for o caso, além de certos medicamentos nos dias que antecedem a intervenção cirúrgica.

Como é o pós-operatório da cirurgia de contorno corporal?

O pós-operatório da cirurgia de contorno corporal varia de acordo com cada caso, com as características do paciente, com a técnica do profissional e, principalmente, com o fato da pessoa seguir ou não as recomendações do médico. No entanto, geralmente, o resultado já começa a ser visível praticamente após o procedimento.

Para quem não haja complicações, é preciso fazer repouso, tomar as medicações prescritas de maneira correta, evitar fazer esforço excessivo nos primeiros meses, cuidar bem da pele usando protetor solar e, principalmente, controlar o peso com dieta, hábitos saudáveis e exercícios físicos.

Como você pode ver, a cirurgia de contorno corporal é uma excelente opção para complementar a perda de peso ou simplesmente para deixar o corpo mais bonito e harmonioso.

Gostou de conhecer a cirurgia do contorno corporal? Então, confira também nosso artigo sobre os diferentes tipos de lipoaspiração.