fbpx

Columela nasal: descubra quais técnicas podem resolver esse problema

por Dr. Fernando Rodrigues |  15 de outubro de 2019
Columela nasal: descubra quais técnicas podem resolver esse problema

VVocê sabe o que é a columela nasal? Essa é a região central do nariz, ou seja, está localizada entre as duas fossas nasais e é formada por pele e cartilagem. O septo nasal, estrutura que separa as duas narinas interiormente, pode ter desvios, o que causa deformidades e desarmonia na columel e, por consequência, no rosto.

A cirurgia plástica do nariz, ou rinoplastia, é um procedimento capaz de aprimorar esse aspecto e devolver a harmonia estética para a face, assim como melhorar a respiração. Embora o nome columela não seja muito popular, as alterações desse tecido é uma queixa bastante comum no consultório.

Neste artigo, conversaremos sobre as alterações na columela nasal e quais são as técnicas cirúrgicas para corrigi-las. Acompanhe!

Quais são as alterações na columela nasal?

Columela pendente

A columela pendente é um problema estético muito frequente nos consultórios, sendo caracterizado pela acentuação da curvatura da borda da columela.

Columela retraída ou oculta

Geralmente, a columela retraída é uma condição presente em pacientes com idade mais avançada. Isso porque no nariz senil é comum a atrofia de tecidos moles, bem como a perda de sustentação dos ligamentos que suspendem a columela, deixando-a com aparência encurtada.

Como é feito o procedimento cirúrgico?

Endorrinoplastia

Na técnica fechada, ou endorrinoplastia, o médico realiza cortes somente no interior do nariz. Dessa forma, o paciente não ficará com cicatrizes visíveis.

Powered by Rock Convert

Exorrinoplastia

A exorrinoplastia, ou cirurgia aberta, é a técnica em que o cirurgião plástico realiza incisões na base do nariz e também seu interior.

Em ambas, o objetivo do cirurgião pode ressecar partes excedentes de cartilagem ou acrescentar enxertos de cartilagem. Para um melhor efeito estético e funcional, o médico pode optar por outras técnicas em um mesmo procedimento, como, por exemplo, correção de desvio septal.

Como escolher um bom profissional para essa cirurgia?

O cirurgião plástico é o profissional capaz de realizar a avaliação, explicando para o paciente quais são as modificações que a intervenção cirúrgica fará em seu rosto. Além disso, ele é apto para fazer a cirurgia.

Para escolher um bom profissional, a dica é pedir indicações para amigos e familiares que ficaram satisfeitos não só com o resultado estético, mas também com o atendimento global do médico. Afinal, é preciso sentir confiança no cirurgião que modificará uma estrutura tão importante da face. É recomendado verificar se o médico faz parte da Sociedade Brasileria de Cirurgia Plástica.

A correção da columela nasal, assim como outras modificações no nariz por meio da rinoplastia, são capazes de devolver a autoestima para os pacientes e ainda corrigir problemas respiratórios, melhorando a qualidade de vida. Assim, além de se sentir mais confiante, a pessoa aumenta o seu
bem-estar global.

E então, entendeu o que é a columela nasal e por que a cirurgia nessa região pode modificar o nariz? O Dr. Fernando Rodrigues é médico, cirurgião plástico e especialista em alterações nasais. Se essa parte do corpo incomoda você, entre em contato e marque uma avaliação!