Entenda agora como é o pós-operatório de lipoaspiração

por Dr. Fernando Rodrigues |  12 de setembro de 2018

  Lipoaspiração é uma cirurgia plástica capaz de retirar excessos de gordura localizados em determinadas regiões do corpo, aumentando a autoestima do paciente. Não é à toa que ela é a cirurgia estética mais realizada no Brasil. Devido ao número crescente de intervenções realizadas...

Entenda agora como é o pós-operatório de lipoaspiração

 

Lipoaspiração é uma cirurgia plástica capaz de retirar excessos de gordura localizados em determinadas regiões do corpo, aumentando a autoestima do paciente. Não é à toa que ela é a cirurgia estética mais realizada no Brasil. Devido ao número crescente de intervenções realizadas a cada ano, as dúvidas sobre o pós-operatório de lipoaspiração também têm sido cada vez mais frequentes.

O pós-operatório de uma lipoaspiração costuma ser doloroso. De qualquer forma, os incômodos e as dores na região operada podem ser aliviados por meio de analgésicos prescritos pelo médico. Aparecimento de equimoses e inchaço local são outras reações esperadas durante esse período.

Sintomas como esses são comuns, mas não devem ser negligenciados. É fundamental que o paciente siga todas as orientações dadas pelo cirurgião plástico. A falta de cuidados durante o pós-operatório de lipoaspiração pode causar infecções, manchas na pele, fibrose e dificuldade de cicatrização.

Como complicações no pós-operatório interferem diretamente no resultado da cirurgia, todo cuidado nessa fase é pouco! Neste artigo, separamos alguns procedimentos essenciais que devem ser feitos após uma lipoaspiração. Confira!

Repouso no pós-operatório de lipoaspiração

O tempo de recuperação pode variar de acordo com o paciente e com o tipo de lipoaspiração. Geralmente, o repouso recomendado aumenta conforme a área operada.

Logo após a alta, é comum que o paciente seja orientado a permanecer repousando em casa por três dias. Nessa fase, é importante que amigos ou familiares possam ajudá-lo com a movimentação, a alimentação e o banho.

Passados os primeiros dias, a pessoa ainda não poderá realizar esforços, mas já poderá executar pequenas atividades do dia a dia.

Uso de cinta modeladora

Após a lipoaspiração, a pele ainda não está totalmente ajustada ao novo contorno corporal. Além disso, é normal que o organismo desenvolva um processo inflamatório no local da cirurgia, provocando inchaço, edema e vermelhidão.

Usar a cinta modeladora é importante, pois ela se ajusta ao corpo da pessoa, auxiliando no processo de acomodação da pele. Ademais, a malha de compressão reduz o inchaço da região em que ela foi colocada.

Cuidado com os curativos

Cuidar bem dos curativos é uma das principais medidas a serem tomadas durante o pós-operatório e não é um processo demorado ou difícil. O ideal é seguir rigorosamente todas as orientações do médico.

Em geral, basta fazer a higienização e a troca do curativo frequentemente a fim de evitar alergias ou inflamações. Se tudo correr bem, os pontos serão retirados dentro de uma ou duas semanas.

Cuidado com a exposição ao sol

Após uma lipoaspiração, a pele está sensível. A exposição ao sol pode prejudicar a cicatrização ou causar manchas. Um profissional habilitado poderá orientar sobre quando os banhos de sol serão permitidos novamente. Até lá, o recomendado é usar e abusar do protetor solar nas áreas operadas.

Realização de drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem que melhora a circulação do sangue no organismo, diminuindo a retenção de líquidos, as dores e os hematomas. Por trazer tantos benefícios, ela é muito recomendada no pós-operatório de lipoaspiração. O cirurgião poderá indicar qual técnica de drenagem linfática é melhor para cada caso e quantas sessões devem ser feitas.

O pós-operatório de lipoaspiração é um período em que o paciente está impossibilitado de realizar diversos tipos de atividades. Apesar da ansiedade para desfrutar do corpo novo, é de extrema importância que a pessoa respeite o tempo de recuperação recomendado pelo médico para voltar às atividades normais. Práticas simples, como evitar exposição ao sol, podem impedir complicações indesejadas.

Quer saber mais sobre cuidados que podem ser tomados no pós-operatório de lipoaspiração? Então leia o nosso post sobre o uso de cinta modeladora e garanta uma recuperação mais saudável e com melhores resultados.