fbpx

Lipo de alta definição: veja como é feita e quais os benefícios

por Dr. Fernando Rodrigues |  20 de setembro de 2019
Lipo de alta definição: veja como é feita e quais os benefícios

Provavelmente você já ouviu falar sobre lipoaspiração. Mas será que conhece a lipo de alta definição? Esse novo procedimento, também chamado de lipo HD, tem como objetivo não somente aspirar o excesso de gordura, mas criar a definição dos contornos do corpo. Ou seja, a retirada de gordura de locais estratégicos ajuda a criar uma impressão definida e esculpida dos grupos musculares.

Sendo assim, a lipo de alta definição é indicada para pessoas que já mantêm uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Afinal, o resultado permite aprimorar o trabalho da musculação e da dieta, tornando a aparência mais musculosa e atlética.

Tem curiosidade em saber mais sobre a lipo de alta definição? Acompanhe o post e saiba como ela é feita, se existem contraindicações e outras informações importantes!

Para quem esse procedimento é indicado?

Existe uma camada de tecido adiposo entre a pele e a musculatura. Dessa forma, por mais que uma pessoa trabalhe os grupos musculares, os resultados tendem a ficar mascarados devido à presença de gordura. Ela pode ser difícil de eliminar, até mesmo para indivíduos que têm baixo percentual de tecido adiposo.

Sendo assim, a lipo de alta definição é indicada para pessoas que já têm músculos definidos, mas desejam aprimorar esse aspecto. A técnica é muito usada no abdômen, por mulheres e homens que querem alcançar os almejados “gominhos”, por exemplo. Também pode ser feita nos braços, costas, coxas e outras regiões.

Como é feita a lipo de alta definição?

Primeiro o médico verificará o estado de saúde do paciente, com exames pré-operatórios. Geralmente são feitos hemograma, eletrocardiograma e outros procedimentos indicados pelo cirurgião. A anestesia normalmente é a geral ou peridural com sedação.

O procedimento é realizado com a técnica clássica de lipoaspiração, a vibrolipoaspiração ou a lipoaspiração ultrassônica.

A cânula é inserida por pequenas incisões e acoplada a um aspirador cirúrgico. Assim como na técnica convencional, o médico realiza movimentos de vai e vem para retirar o excesso de gordura.

Os locais de sucção serão marcados estrategicamente pelo cirurgião, de modo que os músculos fiquem ressaltados e com um formato bonito.

Powered by Rock Convert

Quais são os riscos e os benefícios?

Essa técnica tem vários benefícios devido à técnica de vibrolipoaspiração. O mecanismo giratório da cânula diminui o tempo de cirurgia, que dura cerca de metade do tempo de uma lipoaspiração convencional. Assim, o paciente tem menos dor e inchaço, com menor chance de apresentar hematomas.

O resultado são músculos bem definidos e um contorno corporal mais atlético. Não há risco de flacidez, uma vez que o cirurgião só retira a quantidade ideal de gordura para garantir a melhora da estética.

Os riscos estão relacionados aos perigos de qualquer cirurgia, ou seja, alergia à anestesia, hematomas e outros. No entanto, esse é um procedimento relativamente tranquilo, uma vez que a cirurgia não é tão invasiva quanto as demais técnicas de lipoaspiração.

Como funciona o pós-operatório?

Após fechar as incisões o cirurgião pode optar pelo uso de malhas de compressão ou bandagens elásticas na região aspirada. O objetivo é comprimir a pele e evitar a retenção de líquidos, facilitando o processo de recuperação.

No pós-operatório é preciso seguir estritamente os cuidados indicados pelo cirurgião plástico. Isso porque cada profissional tem as suas preferências quanto às recomendações e de forma alguma deve-se aceitar a opinião de terceiros.

A cinta cirúrgica pode ser indicada pelo médico e deve ser usada por cerca de 2 a 3 meses. O paciente também é orientado a evitar esforços físicos e dirigir por um tempo limitado.

Para uma boa recuperação é fundamental caprichar na alimentação, beber bastante água e evitar o cigarro, visto que nele existem substâncias que atrapalham a cicatrização.

Entendeu o que é e para quem é indicada a lipo de alta definição? Esse procedimento é muito interessante para melhorar os contornos corporais e, consequentemente, a autoestima! Procure um profissional de sua confiança para realizá-lo e obter os melhores resultados.

Quer saber mais sobre lipoaspiração abdominal? Então, leia o nosso artigo sobre o assunto!