fbpx

Você conhece a mamoplastia de aumento? Saiba quando é indicada

por Dr. Fernando Rodrigues |  11 de setembro de 2019
Você conhece a mamoplastia de aumento? Saiba quando é indicada

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas mais procuradas e conhecidas. Esse procedimento pode ser realizado com finalidade estética, ou seja, para aumentar o volume dos seios e melhorar o seu contorno ou para reconstruir as mamas após algum acidente ou câncer, por exemplo.

Apesar de ser um procedimento com poucos riscos, a mamoplastia de aumento precisa ser feita por um profissional experiente e detalhista. O seu resultado pode ser incrível na autoestima de uma mulher, melhorando a qualidade de vida e o seu bem-estar. 

Quer saber mais sobre a cirurgia de implante de silicone? Então leia este artigo e saiba como é feito esse procedimento, para quem é indicado, como se preparar para ele, quais são os cuidados importantes no pós-operatório, entre outras informações importantes.

Como é feita a cirurgia de implante de silicone?

A escolha da anestesia usada no procedimento cirúrgico depende da preferência do cirurgião e da saúde de cada mulher. Pode-se, por exemplo, usar a anestesia geral ou local com sedação. No início da cirurgia, o médico escolherá qual é o melhor local para a introdução da prótese. O corte pode ser feito no sulco mamário, o mais comum, sendo também feito ao redor da aréola ou nas axilas. A região escolhida tende a ser a que deixará a cicatriz menos visível.

A prótese de silicone pode ser introduzida entre o músculo peitoral e as glândulas da mama ou atrás do músculo. Essa escolha depende do tipo físico da paciente e de outros fatores, que serão analisados pelo médico. Em ambas não há prejuízo para a lactação no futuro.

Para quem é indicada?

A mamoplastia de aumento é indicada para mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho ou o formato de suas mamas, assim como para aquelas que necessitam de reconstrução em caso de câncer ou cirurgia.

Geralmente, as principais queixas que motivam a cirurgia são:

  • mamas de aparência flácida, o que pode acontecer após amamentação ou emagrecimento;

  • seios que se tornaram pendentes com o envelhecimento;

  • mamas pequenas ou de aparência infantil;

  • seios desproporcionais.

A mamoplastia de aumento é indicada para mulheres maiores de 18 anos, visto que nessa faixa etária, após a adolescência, o organismo já se formou.

Como é o pré-operatório?

No pré-operatório o cirurgião pede os exames de risco cirúrgico, como o eletrocardiograma, hemograma e coagulograma e outros que julgar necessário.

É importante que a mulher pare de fumar cerca de um mês antes da cirurgia, a fim de evitar problemas na cicatrização e complicações durante o procedimento.

E o pós-operatório?

A recuperação após a colocação de prótese de silicone dura cerca de 24 a 48 horas, sendo que a maioria das mulheres são liberadas para voltar para casa no mesmo dia. Caso ocorram complicações durante a cirurgia, é necessário manter a paciente em observação.

No período pós-operatório é fundamental seguir todas as recomendações do médico. Entre elas estão o uso de sutiã cirúrgico pelo tempo determinado pelo cirurgião, não dirigir ou pegar peso e evitar exercícios físicos por cerca de dois meses ou mais.

Powered by Rock Convert

Os curativos são trocados após 5 dias da cirurgia e, depois, a frequência será determinada pelo médico. De forma geral, no primeiro mês,  a paciente é orientada a permanecer com a cicatriz protegida para evitar fricção com o sutiã.

Quais são os riscos da mamoplastia de aumento?

Apesar de ser uma cirurgia relativamente simples, a mamoplastia de aumento é uma operação como qualquer outra. Dessa forma, existem riscos relacionados à anestesia e às complicações comuns em procedimentos cirúrgicos, como a trombose.

É por esse motivo que o cirurgião plástico deve ser escolhido com cautela. Afinal, é esse profissional que poderá tratar as complicações e cuidar a saúde da paciente. Sendo assim, é imprescindível que o profissional seja qualificado e bem-conceituado no mercado.

O Dr. Fernando Rodrigues é membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O foco do seu trabalho é a cirurgia plástica estética, incluindo a mamoplastia de aumento. Se você deseja uma avaliação, entre em contato conosco!