Por: Dr. Fernando Rodrigues
Com o passar do tempo e a evolução da medicina estética, diversos procedimentos mais eficientes e com resultados impressionantes foram surgindo no mercado. E, como o estilo de vida moderno favorece o acúmulo indesejável de gorduras no corpo, saber o que é lipoenxertia pode ser muito interessante.
Essa é uma técnica que vem ganhando espaço por conta da sua eficácia e, quando executada por um profissional preparado, pode ser a solução que você buscava para deixar várias áreas mais bonitas, firmes e harmoniosas. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o procedimento.
Afinal, o que é a lipoenxertia?
A lipoenxertia consiste em uma técnica de cirurgia plástica que utiliza a gordura do corpo do próprio paciente para preencher, dar volume ou definir melhor determinadas áreas corporais. É um tipo de procedimento que possui diversas vantagens e vem se aprimorando ao longo dos anos, proporcionando resultados bastante naturais.
O cirurgião retira gordura de um sítio doador, que pode ser a barriga, as costas ou as coxas, por exemplo, já ajudando a esculpir e afinar essas partes. Depois, ele transfere delicadamente esse material, criando uma silhueta mais harmônica e esteticamente proporcional, de acordo com as possibilidades do método e as expectativas da pessoa.
Em que locais a lipoenxertia pode ser feita?
Seios
A região dos seios é uma das áreas que mais pode se beneficiar com a técnica da lipoenxertia, especialmente quando ela é feita por um profissional habilidoso e experiente.
Ao usar o enxerto da própria gordura nas mamas, o cirurgião pode, de acordo com as características da paciente e as possibilidades da técnica, ter excelentes resultados.
É possível, por exemplo, fazer essa pequena cirurgia para aumentar o volume, suavizar o aspecto de próteses de silicone ou até mesmo corrigir pequenos defeitos ou assimetrias.
Glúteos
A lipoenxertia nos glúteos também é uma alternativa que vem ganhando espaço e esse procedimento é utilizado, sobretudo, para aumentar o tamanho da região, corrigir assimetrias ou minimizar defeitos nas nádegas.
Como sabemos, essa é uma preferência nacional e a técnica pode ajudar quem tem dificuldades em ganhar massa ou volume na área.
Coxas
Pouco adianta ganhar volume na região dos glúteos e ficar em desarmonia com o resto do corpo, não é verdade? Por isso mesmo, a lipoenxertia também pode se estender para a área das coxas e trazer mais definição ou volume para esse local.
Rosto
Embora o rosto não costume demandar grandes alterações estéticas em termos de gordura, a lipoenxertia pode trazer muitos benefícios para essa parte do corpo. Com a técnica, o médico pode atenuar as rugas e linhas de expressão, como em casos do chamado “bigode chinês”.
O procedimento pode também restaurar o volume facial ou melhorar a harmonia das bochechas.
Como você viu, a lipoenxertia pode trazer inúmeros benefícios para os pacientes, remodelando áreas e trazendo mais harmonia para o conjunto como um todo.
Gostou do nosso conteúdo? Quer ler outros artigos sobre cirurgia plástica? Então confira este outro post sobre os diferentes tipos de lipoaspiração!