fbpx

Lipoaspiração para homens: como funciona e qual a indicação

por Dr. Fernando Rodrigues |  20 de abril de 2019
Lipoaspiração para homens: como funciona e qual a indicação

Engana-se quem pensa que lipoaspiração é coisa de mulher. Hoje em dia, há uma procura muito grande pela lipoaspiração masculina como alternativa para quem busca uma harmonização no contorno corporal.

Conforme o censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, somente em 2016, a lipoaspiração foi o segundo tipo de cirurgia mais procurado e realizado no Brasil (130.929 operações), ficando atrás, apenas, do implante de mamas (164.500).

Os homens que procuram fazer uma lipoaspiração, na maioria dos casos, são aqueles que já levam um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, mas que, no entanto, não conseguem se desfazer de algumas gordurinhas indesejadas, como por exemplo, os pneuzinhos.

Neste artigo abordaremos algumas particularidades sobre a lipoaspiração masculina. Confira!

Lipoaspiração para homens

lipoaspiração é realizada em homens que já estão com boas condições estéticas, principalmente no que se refere ao peso ideal. Para aqueles que estão um pouco acima do peso, a lipoaspiração não é indicada.

Esse tipo de procedimento em homens tem como objetivo retirar a gordura localizada em áreas como o abdômen, costas, braços, coxas, flancos e joelho. Quando realizada no abdômen, a lipoaspiração promove uma grande melhoria do contorno corporal e revela os músculos, deixando-os muito mais aparentes, o que é o objetivo de muitos homens.

cirurgia de lipoaspiração é feita por meio de pequenas incisões, praticamente imperceptíveis, em que são inseridas as cânulas metálicas (tubo oco) que removerão toda a gordura subcutânea. A aspiração da gordura é feita com movimentos de vai e vem, sendo empregada uma seringa ligada ao tubo ou um aspirador de fins cirúrgicos.

A retirada dessa gordura não representa perigo para a saúde, e é essa substância que esconde os músculos. Após a sucção, as células são descartadas e, por esse motivo, pode ocorrer acúmulo de pele. Sendo assim, a lipoaspiração é indicada para quem tem bom tônus muscular e epiderme firme.

Muitos homens são acometidos pela gordura visceral, aquela que é localizada entre os órgãos do corpo e que deixa o abdômen com o aspecto da chamada “barriga de chope”. A esses indivíduos, não é recomendado tal procedimento estético, uma vez que esse tipo de remoção de gordura é inconcebível na lipoaspiração.

Por serem realizadas pequenas incisões, apenas para a entrada das cânulas, as cicatrizes para esse procedimento ficam muito discretas. Dessa forma, nos homens é muito difícil notar que o procedimento foi feito.

Diferenças entre lipoaspiração masculina e feminina

Os procedimentos de lipoaspiração para homens e mulheres têm algumas diferenças entre si, sendo que a principal refere-se aos resultados, pois em homens os efeitos tendem a ser mais surpreendentes.

Na maioria das vezes, a gordura masculina é mais difícil de ser esculpida, se comparada à feminina. Por outro lado, os homens mantêm a elasticidade da pele por muito mais tempo que as mulheres.

Powered by Rock Convert

Devido a tais fatores, os resultados da lipoaspiração para homens é muito mais eficaz e com flacidez muito pequena, quase nula.

Para ambos os gêneros, existem diferenças nos objetivos estéticos e visuais da lipoaspiração. Os homens que, na maioria das vezes, recorrem à lipoaspiração do abdômen, buscam por músculos definidos e sobressalentes, o famoso tanquinho. Já as mulheres que procuram pelo procedimento, estão à procura de um corpo mais desenhado, com curvas.

Apesar de termos algumas diferenças na conclusão da lipoaspiração para homens e mulheres, os cirurgiões plásticos afirmam que, para os homens, a lipoaspiração no abdômen é a que costuma trazer melhores resultados.

A recuperação da lipoaspiração para homens

Após fechar as suturas, o cirurgião usa malhas de compressão ou bandagens elásticas na região aspirada para evitar a retenção de líquidos e ajudar a comprimir a pele, o que é importante para a melhor recuperação. Em alguns casos, o médico também opta por um dreno, a fim de remover o excesso de líquidos após a cirurgia, como o sangue.

Quando o paciente está liberado para ir para casa, é preciso seguir alguns cuidados para que o corpo se recupere e a cirurgia tenha bons resultados. Cada profissional tem as suas preferências quanto às recomendações. Sendo assim, é fundamental seguir os cuidados do médico, e não de terceiros.

No pós-operatório, é comum que o corpo fique edemaciado (inchado), devido aos traumas dos tecidos. Para minimizar esse efeito o cirurgião plástico pode indicar sessões de drenagem linfática manual, tratamento em que o profissional realiza movimentos para que os líquidos sejam drenados mais rapidamente. Além disso, podem ser usadas medicações para dor e anti-inflamatórias.

A cinta cirúrgica pós lipoaspiração é outra aliada na recuperação, principalmente quando o procedimento é feito no abdômen. A malha elástica ajuda a comprimir a região e deve ser usada, em média, por 30 dias. Como existem diversos modelos, é importante ficar atento na hora de comprar o indicado pelo médico.

Durante esse período, também é necessário tomar alguns cuidados, como caprichar na alimentação, beber bastante água e evitar o cigarro. Isso porque os nutrientes presentes na dieta ajudarão o corpo a se recuperar, assim como a sua hidratação. O cigarro é cheio de substâncias que atrapalham a cicatrização e, dessa forma, podem prejudicar a recuperação do organismo e a aparência das cicatrizes.

O paciente é orientado a evitar exercícios físicos por 1 a 2 meses, sendo necessário ainda não se expor à luz do sol. Nos primeiros dias, é natural sentir dor, o que será atenuado com medicação prescrita, assim como o aparecimento de manchas escuras na pele. Com o tempo, o sangramento será absorvido, melhorando a aparência da região.

Benefícios da lipoaspiração

As cirurgias plásticas têm como objetivo harmonizar uma região do corpo que o paciente não gosta ou uma área que precise de alguma correção estética. Com esses procedimentos, é possível melhorar a aparência e, consequentemente, aumentar a autoestima em homens e mulheres. É natural que o bem-estar promovido pela lipoaspiração deixe a pessoa mais confiante, o que melhora suas relações pessoais e demais aspectos da vida.

No entanto, é importante que a motivação para a cirurgia parta da própria pessoa, não devendo ser determinada pela opinião de familiares, parceiros e amigos. Afinal, os resultados da cirurgia vão moldar um novo contorno corporal que acompanhará o paciente para o resto da vida. Assim, deve-se refletir bastante antes da escolha do procedimento.

Outra dica é procurar um profissional de confiança. Isso porque os resultados da lipoaspiração dependem diretamente do cirurgião plástico que a realizou e dos cuidados recomendados após a cirurgia. Sendo assim, é indicado pedir indicação para amigos e familiares que ficaram satisfeitos com o seu resultado e acompanhamento.

E aí? Gostou do nosso post? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas possam se informar sobre a lipoaspiração masculina!