fbpx

Descubra agora mesmo o que é e onde fazer a lipoescultura

por Dr. Fernando Rodrigues |  15 de outubro de 2019
Descubra agora mesmo o que é e onde fazer a lipoescultura

Ao longo da vida o corpo, seja feminino ou masculino, tem várias fases de absorção e acúmulo de gordura. É por esse motivo que há, geralmente, uma distribuição heterogênea, com a formação de gorduras localizadas.

Essa situação ocorre principalmente com pessoas que ganharam muito peso ou após a gravidez, sendo também natural ao processo de envelhecimento. Além disso, o acúmulo de gorduras em certas regiões obedece a um padrão genético. Isso quer dizer que mesmo pessoas magras e com baixo percentual de gordura corporal podem se sentir incomodadas com a gordura localizada em algumas áreas.

Para resolver esse incômodo pode-se optar pela lipoescultura. Essa técnica é usada para modificar o contorno do corpo, deixando o visual mais harmônico. Neste artigo explicaremos para quem é indicada a lipoescultura, como o procedimento é realizado e em quais locais, o que acontece no pré e no pós-operatório, além de outras informações importantes. Confira!

O que é e como é feita a lipoescultura?

A lipoescultura é um procedimento que une a técnica de lipoaspiração a de lipoenxertia. Ou seja, o cirurgião plástico primeiramente suga a gordura localizada das regiões que incomodam o paciente e, após, o material retirado é enxertado em outros locais, a fim de lhes garantir maior projeção.

O uso de anestesia é necessário. A escolha entre anestesia geral, peridural ou local com sedação depende da saúde do paciente e da preferência do médico. O procedimento é iniciado com pequenas incisões (cerca de 4 mm) na área tratada para que uma cânula metálica seja inserida. O cirurgião plástico realiza movimentos de vai e vem com esse tubo a fim de aspirar a gordura.

Após, a gordura aspirada pelo aspirador cirúrgico passará por um processo de purificação, em que retira-se células danificadas e sangue. A gordura tratada será usada como enxerto no local escolhido pelo paciente, técnica que recebe o nome de lipoenxertia.

Powered by Rock Convert

Em que regiões do corpo ela é empregada?

As regiões aspiradas mais comuns são as coxas, o abdômen, o culote, o quadril, a papada e as costas. No entanto, a lipoaspiração pode ser feita em outras inúmeras áreas, como os braços e na região do monte de vênus. Além disso, a técnica pode ser empregada em dois ou mais locais, garantindo um melhor efeito estético.

Já a gordura tratada pode ser utilizada como enxerto nos glúteos, nas coxas, nos lábios, nas mamas, nas panturrilhas e até nos sulcos da face. O objetivo é criar contorno e volume em regiões que estão pouco atrativas esteticamente, tornando o corpo mais harmônico e belo.

Como é o pré e o pós-operatório?

No pré-operatório o cirurgião plástico pedirá exames que atestam que o paciente tem boa saúde para se submeter a cirurgia. Normalmente, entre eles estão o eletrocardiograma, o hemograma e o coagulograma. É interessante parar de fumar 1 mês antes da cirurgia, mantendo esse hábito após, uma vez que as substâncias presentes no cigarro aumentam o risco de sofimento tecidual e atrapalham a cicatrização.

No pós-operatório é comum sentir dor, que será amenizada com medicamentos indicados pelo médico. É importante não retirar os curativos antes do tempo determinado e mantê-los limpos, assim como usar a cinta cirúrgica ou outro acessório indicado pelo cirurgião.

Atividades físicas que demandam esforço devem ser evitadas por cerca de 1 mês ou mais.

Normalmente, o profissional indicará sessões de drenagem linfática.
É fundamental salientar que cerca de 30% da gordura enxertada pode ser reabsorvida pelo organismo, sendo que essa porcentagem varia de organismo para organismo. No entanto, a lipoescultura é uma técnica segura e eficaz, apresentando resultados bastante duradouros, os quais já podem ser vistos com cerca de 6 meses após a cirurgia.

E então, entendeu o que é e como é feita a lipoescultura? Essa técnica pode ser muito útil para recuperar a autoestima e melhorar os contornos corporais de mulheres e homens. Ficou curioso para saber mais sobre a lipoaspiração? Veja neste artigo como essa técnica é feita no abdômen!