Lipoescultura e Preenchimento


O preenchimento com gordura (lipoenxertia) visam melhorar o contorno da face e do corpo. A gordura é retirada de áreas doadoras e injetada em outras regiões

Lipoescultura e Preenchimento

Lipoenxertia, Enxertos de gordura, Lipoescultura (lipoaspiração e lipoenxertia)

Os preenchimentos com gordura (lipoenxertia) visam melhorar o contorno da face e do corpo. A gordura é aspirada de determinadas regiões e injetada em outras (lipoescultura: associação de lipoaspiração com lipoenxertia). Nessa técnica, o conteúdo aspirado é separado, decantado ou coado, colocado em seringas e injetado nas regiões desejadas através de agulhas ou cânulas mais finas. Visto que a gordura é do próprio paciente, reações alérgicas ou rejeições são evitadas. Entretanto, mesmo com todos os cuidados, parte do enxerto é reabsorvida. Para contornar esse problema e garantir um resultado duradouro, recomenda-se um preenchimento maior dos locais indicados.

Os preenchimentos são úteis para: (1) rejuvenescimento da face por meio da atenuação de sulcos e rugas, (2) correção de olhos encovados, (3) aumento dos lábios e das maçãs do rosto, (4) aumento do queixo, (5) aumento dos glúteos, (6) correção de depressões ou irregularidades da superfície corporal, (7) rejuvenescimento do dorso das mãos através da atenuação dos espaços interdigitais, etc. Sempre se associa a lipoaspiração, mas também pode acompanhar outros procedimentos, tais como: cirurgia plástica de rejuvenescimento facial (lifting facial) e cirurgia plástica do abdome (lipoabdominoplastia). Preenchimentos não cirúrgicos com ácido hialurônico também podem ser utilizados em áreas menores e apresentam resultados imediatos semelhantes aos preenchimentos com gordura, entretanto, não são duradouros e precisam ser repetidos após algum tempo.

 

Antes da realização de qualquer cirurgia plástica, é importante que o paciente siga as Orientações pré-operatórias.

Não há necessidade de restrição dos movimentos. Para minimizar a reabsorção da gordura injetada, não se deve fazer pressão sobre a área enxertada. Em áreas desprotegidas deve-se evitar exposição solar por pelo menos 30 dias. Dor e desconforto são temporários e cedem facilmente com a medicação prescrita. Roxos e inchaços são comuns e tendem a desaparecer.

Leia mais em orientações sobre lipoaspiração / lipoenxertia / lipoescultura.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Lipoescultura e Preenchimento

Cirurgia plástica indicada em mulheres e homens que desejam melhorar o contorno facial ou corporal: aumentar a projeção de determinadas áreas, revitalizar a aparência e camuflar sulcos e rugas.

Adultos.

Peridural com sedação, raquianestesia com sedação, local com sedação ou geral.

De duas a seis horas (depende número de áreas submetidas a lipoaspiração e lipoenxertia).

Internação de 7 a 24 horas. O paciente poderá ser liberado no mesmo dia ou no dia seguinte.

Quando são necessários pontos, os mesmos são retirados de 7 a 14 dias.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: absorção do enxerto de gordura, assimetria, sangramento, hematomas, infecção, sofrimento de pele, vermelhidão, erupção cutânea, dormência ou sensibilidade temporária, paralisia temporária dos músculos faciais e embolia gordurosa.

Um resultado definitivo é alcançado após cerca de 6 meses. As cicatrizes, além de serem muito pequenas, ficam escondidas em dobras naturais da pele ou podem ser ocultadas com roupas íntimas ou de banho. O bom resultado dependerá da técnica realizada e da menor reabsorção de gordura possível.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.