A cirurgia plástica reparadora tem o objetivo de corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. Através do reestabelecimento da forma e da função da área afetada, promove a melhoria da qualidade de vida e a ressocialização dos pacientes.
Reconstrução de cabeça e pescoço – Procedimentos:
Correção de cicatrizes
Exemplos
Cicatrizes alargadas, cicatrizes retraídas, sequelas de queimadura, quelóides.
Procedimentos
Retirada da cicatriz e fechamento primário, ressecções seriadas, ressecção intralesional, Z-plastia (zetaplastia), W-plastia, etc.
Cobertura de defeitos
Exemplos
Perdas traumáticas de tecidos, grande área aberta depois de retirada de tumores ou queimaduras profundas.
Procedimentos
Fechamento primário uso de enxertos, uso de retalhos (locais, regionais ou à distância), fechamento após expansão de pele, etc.
Redução de fraturas e tratamento de suas sequelas
Exemplos
Fratura de nariz, fratura de assoalho de órbita, fratura de mandíbula, deformidades pós-fratura.
Procedimentos
Redução de fratura com ou sem fixação óssea, uso de enxertos ósseos, uso de implantes, correção de deformidades ósseas e de partes moles, etc. Procedimentos mais complexos ficam a cargo da Cirurgia Craniofacial (ramo da Cirurgia Plástica).
Simetrização e melhoria do equilíbrio facial
Exemplos
Correção de assimetrias, correção de sequelas de paralisia facial (queda de supercílio, dificuldade de fechamento do olho, desvio do nariz e da rima dos lábios).
Procedimentos
Uso de toxina botulínica, lifting cérvico-facial assimétrico, etc.
Correção de falhas de pêlos e cabelos
Exemplos
Cicatrizes alargadas em couro cabeludo ou sobrancelhas, escalpelamentos, sequelas de queimadura.
Procedimentos
Retirada da área falhada e fechamento primário, uso de retalhos (locais ou regionais), uso de expansores (ampliação da área de pele com cabelo para cobertura de falhas maiores), transplante capilar, transplante de sobrancelhas, etc.
Correção de defeitos das pálpebras
Exemplos
Lesões palpebrais, blefarocalase (relaxamento e flacidez do tecido das pálpebras), ptose palpebral (queda da pálpebra superior), ectrópio e “escleral show” (pálpebra inferior se vira para fora), entrópio (pálpebra inferior se vira para dentro), lagoftalmo (pálpebra inferior se vira para fora e não se fecha).
Procedimentos
Blefaroplastia reparadora, reconstrução parcial ou total de pálpebra (fechamentos primários, uso de retalhos e enxertos), etc.
Correção de defeitos das orelhas
Exemplos
Lesões na orelha, perda parcial ou total da orelha, lóbulo bífido, malformações (microtia, anotia).
Procedimentos
Lobuloplastia, otoplastia reparadora, reconstrução parcial ou total de orelha (uso de retalhos, enxertos de pele e cartilagem de costela esculpida), etc.
Correção de defeitos do nariz
Exemplos
Lesões no nariz, rinofima (hipertrofia de glândulas sebáceas do nariz), perda parcial ou total do nariz, sequelas de cirurgias anteriores.
Procedimentos
Correção de rinofima (retirada do tecido hipertrofiado), rinosseptoplastia reparadora, reconstrução parcial ou total de nariz (uso de retalhos, enxertos de pele, enxertos compostos de pele e cartilagem de orelha e enxertos de cartilagem de costela esculpida), etc.
Correção de defeitos dos lábios e adjacências
Exemplos
Lesões nos lábios e nas bochechas, perda parcial ou total do lábio, malformações (fissuras labiais com ou sem fendas labiopalatais e nariz fissurado).
Procedimentos
Queiloplastia reparadora, reconstrução parcial ou total de lábios (fechamentos primários, uso de retalhos e enxertos, uso de expansores), etc. Procedimentos para tratamento de lábio leporino associado a palato e nariz fissurados são divididos em etapas e realizados ao longo de anos, necessitando de acompanhamento multidisciplinar – Cirurgia Plástica (Craniofacial), Ortodontia, Fonoaudiologia, etc.
Correções de defeitos de cavidade oral
Exemplos
Freios labial e lingual curto, lesões na língua e na mucosa intraoral.
Procedimentos
Alongamento de freio curto, reconstruções da língua e da mucosa intraoral, etc.
Correção de defeitos do pescoço
Exemplos
Tumores cervicais, sequelas de queimaduras. Malformações (cistos branquiais, cisto do tireoglosso).
Procedimentos
Exérese de cistos, correção de cicatrizes inestéticas, reconstrução cervical (fechamento primário, uso de enxertos e retalhos, uso de expansores), etc.