Redução das Mamas Masculinas


A cirurgia para a redução das mamas masculinas (correção de ginecomastia) pode envolver lipoaspiração e remoção das glândulas mamárias hipertróficas

Redução das Mamas Masculinas

Correção de ginecomastia, Mamoplastia redutora em homens, Mastoplastia masculina

A cirurgia plástica para a redução das mamas masculinas é recomendada quando há um desenvolvimento excessivo das mamas nos homens, sendo resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença, uso de anabolizantes ou de certos medicamentos. Pode ser causa de desconforto emocional e prejuízo à autoconfiança. Existem três tipos de ginecomastia: (1) verdadeira – hipertrofia da glândula mamária, (2) falsa ou pseudoginecomastia – hipertrofia do tecido gorduroso e (3) mista – hipertrofia da glândula mamária e do tecido gorduroso. Pode ser uni ou bilateral.

A cirurgia de redução das mamas masculinas (correção de ginecomastia) pode envolver lipoaspiração e remoção das glândulas mamárias hipertróficas. Em casos mais graves, com muita flacidez de pele associada, uma cirurgia similar a mamoplastia redutora, adaptada para homens, está indicada. A redução das mamas masculinas também está incluída no arsenal das cirurgias pós-emagrecimento.

 

Antes de qualquer cirurgia plástica, é importante que o paciente siga as Orientações pré-operatórias.

A recuperação normalmente é tranquila. O tempo necessário de afastamento do trabalho é de 7 dias. É necessário que o paciente use malha compressiva no tórax por 1 a 2 meses, não tome sol sobre as feridas operatórias por no mínimo 6 meses e evite esforços físicos por no mínimo 30 dias. Roxo e inchaços podem surgir, mas são temporários. A dor e o desconforto na região peitoral são passageiros. O tecido glandular retirado deve ser enviado para exame anatomopatológico.

Leia mais em orientações sobre correção de ginecomastia.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Redução das Mamas Masculinas

Cirurgia plástica indicada em homens com aumento do volume das mamas, gozando de boa saúde física e psicológica, cuja condição não pode ser corrigida clinicamente. A redução das mamas masculinas também é indicada em cirurgias pós-emagrecimento.

A partir de 17 – 18 anos de idade. Entretanto, adolescentes também podem se beneficiar dessa cirurgia.

Local com sedação, bloqueio intercostal (anestesia do tórax) com sedação, peridural com sedação ou geral.

De duas a três horas.

Internação de oito a doze horas. O paciente é liberado no mesmo dia.

Os pontos da pele não precisam ser retirados quando são absorvíveis ou são retirados de 14 a 21 dias quando são inabsorvíveis.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: cicatrizes desfavoráveis, sangramento (hematoma), acúmulo de líquido (seroma), infecção, abertura das feridas operatórias (deiscência de sutura), alterações da sensibilidade da mama e do mamilo, assimetria, irregularidades de superfície, flacidez residual, alterações de pigmentação, etc. Aproximadamente 1% dos casos de ginecomastia está relacionado a câncer de mama em homens.

Um resultado definitivo é considerado a partir de 6 meses. As cicatrizes geralmente são pequenas, em forma de “U” ou semicírculo, camufladas nas bordas da metade inferior das aréolas. Em mamas maiores, as cicatrizes podem envolver todo o contorno das aréolas ou até mesmo saírem desse contorno. As cicatrizes melhoraram ao longo do tempo, tornando-se mais claras e menos consistentes.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.