Correção de Celulite – Subcisão


Além da correção de celulite, a subcisão pode ser utilizada no tratamento de rugas profundas, cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo

Correção de Celulite – Subcisão

Subcisão (cirurgia subcutânea sem incisão), Subcision (subcutaneous incisionless surgery)

O termo “celulite” é muito utilizado para descrever irregularidades e ondulações logo abaixo da pele. Este achado ocorre principalmente em nádegas e regiões posteriores e laterais das coxas. Fatores genéticos e hormonais contribuem para que essa alteração seja muito mais comum em mulheres do que em homens. Falta de atividade física, dietas inadequadas e aumento da exposição a hormônios femininos (exemplos: gravidez, amamentação e uso de anticoncepcionais) podem agravar o quadro. A celulite pode acometer a pele de maneira variável: grau 1 (visível apenas a compressão), grau 2 (visível, com comprometimento leve), grau 3 (visível, com comprometimento moderado) e grau 4 (visível até mesmo sob as roupas, com comprometimento grave).

Cremes, dietas, exercícios físicos e vários procedimentos como massagens, carboxiterapia, ultrassom, radiofrequência e laser podem tratar a celulite. Casos mais graves apresentam o aspecto de “casca de laranja” e são refratários ao tratamento clínico. Nestes casos está indicada a subcisão, uma técnica minimamente invasiva, realizada com de introdução de agulha ou outros instrumentais que seccionam as conexões de tecido fibroso abaixo da pele, soltando o tecido cutâneo. As incisões para a realização deste procedimento são mínimas e praticamente imperceptíveis. Além da correção de celulite, a subcisão é útil no tratamento de rugas profundas, cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo. Também pode se associar a técnicas de lipoaspiração e preenchimentos com gordura.

Correção de Celulite – Subcisão

Técnica cirúrgica

• Marcação das áreas com celulite.

• Antissepsia + anestesia.

• Introdução e movimentação de agulha especial abaixo da pele (subcutâneo), na região demarcada, cortando as traves fibrosas e soltando a pele do plano subjacente.

• Normalmente não há necessidade de fechamento das incisões.

 

Antes da realização de qualquer cirurgia plástica, é importante que a paciente siga as Orientações pré-operatórias.

A recuperação é bastante rápida. Geralmente é necessário repouso relativo por 48 horas. Após esse tempo, a paciente poderá realizar a maior parte de suas atividades cotidianas. É indicado o uso de malha compressiva nos locais submetidos à subcisão por cerca de 30 dias. Movimentos bruscos ou exercícios físicos devem ser evitados neste período. O procedimento praticamente não deixa cicatrizes (minúsculas e imperceptíveis). Inchaços e roxos (equimoses e até mesmo pequenos hematomas) são comuns e desaparecem entre 2 e 3 semanas. Dor é muito rara.

Leia mais em orientações sobre subcisão.

 

FAQ - Perguntas Frequentes: Correção de Celulite – Subcisão

Cirurgia plástica indicada em mulheres com graus mais avançados de celulite (3 e 4). Não está indicada para a correção de celulite de graus mais leves (1 e 2), nem para o tratamento de flacidez ou gordura localizada.

A partir de 18 anos.

Local com ou sem sedação, raquianestesia ou peridural com sedação.

De 20 minutos a uma hora (dependerá da extensão da área tratada).

Se não houver sedação, a paciente poderá ir embora logo após o procedimento, sem necessidade de internação. Se houver sedação, a paciente ficará internada cerca de quatro a seis horas e é liberado no mesmo dia.

Geralmente não é necessário dar pontos na pele.

Complicações pós-operatórias são raras. Dentre elas podemos citar: sangramentos maiores (hematoma), infecção, sofrimento da pele (necrose), flacidez localizada, alteração permanente da sensibilidade, etc.

Há melhora visível do aspecto da celulite quando o procedimento é bem indicado. O número necessário de sessões operatórias dependerá do tamanho, profundidade e localização da celulite, além da tendência individual de formação de colágeno. A melhora ocorre devido à formação de um novo tecido conjuntivo, redistribuindo as forças de tração e tensão nas áreas irregulares causadas pela celulite. Para manter os resultados, é sempre importante associar um programa de prevenção após a intervenção: ingerir muita água, praticar atividades físicas, evitar alimentos gordurosos e refrigerantes, etc.

 

Agende uma consulta

Este é apenas um pré-agendamento. A consulta será confirmada por um atendente. Aguarde nosso contato.

 





O Corpo


Escolha e clique em qualquer área do desenho abaixo para saber mais sobre uma cirurgia ou procedimento.